Por Ana Maria da Costa
Entender
a necessidade pessoal de cada cliente/turista é muito importante. Entender
que, quando uma pessoa está fora do seu país, tudo é novo, é maravilhoso e
excitante mas preocupante também. Resta
a nós, guias de turismo, proporcionar o melhor deste momento para esta pessoa,
para que seja uma viagem marcante e de boas memórias. Quando estamos Personal Guide,
a pessoa coloca sua vida em nossas mãos e precisamos ter discernimento do certo
e do errado, respeitando inclusive, sua cultura. Ter bom senso, ética e
responsabilidade para tratar essa pessoa são imprescindíveis.
Um Personal Guide precisa cuidar de vários detalhes concernentes ao seu cliente/turista:
Reservas de restaurantes;
Roteiros das atividades, compartilhando com os turistas;
Lista com endereços e telefones de hotéis, restaurantes, bares, pontos turísticos, teatros, museus, parques, centros culturais, centros de compras etc.
O
cliente presume que o Personal Guide conheça tudo; portanto, faz-se necessário
conhecimentos gerais de arte, arquitetura, moda, música, gastronomia e de todos os pontos turísticos do local a ser visitado. Planejamento
antecipado e de comum acordo com o cliente é muito importante para que não haja
surpresas. Geralmente o cliente estrangeiro planeja suas viagens de três a quatro meses
antecipadamente. Portanto, planeje o roteiro desde a recepção no aeroporto ou
onde for combinado e trace rotas das atividades que serão feitas. Elabore planos de atividades de emergência
em caso de mudança de roteiros. Ex.: Planejou uma caminhada no parque,
entretanto o clima mudou. Deverá haver um novo local para visita; museu ou
centro de compras para mudança do roteiro. Toda prestação de
serviços tem que propiciar segurança, conforto, higiene e qualidade. Se usar seu carro como meio de locomoção
tenha certeza que está sempre limpo, confortável, com cintos funcionando e
limpos. Seja prudente e tranquilo ao dirigir, transmitindo confiança ao(s)
turista(s) que estará(ão) sentado(s), claro, no banco de trás. O turista não aceita
erros, portanto, o Personal Guide precisa ser firme e seguro em tudo que faz,
fala etc. Para oferecer um tratamento
diferente, único e exclusivo é ideal que atenda de uma a três pessoas no máximo por
viagem. Assim, poderá dar atenção aos mesmos e se assegurar de tudo que estiver
fazendo ou direcionando-os. Pontualiade é imprescindível. Respeitar os
horários estipulados e, de preferência, chegar com antecedência ao local
combinado. Enfim, realizar a viagem dos sonhos de um turista, para que volte ou
indique seus serviços a outros turistas.
Roteiro Pinacoteda do Estado de SP By Ana Maria da Costa
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