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quinta-feira, 27 de junho de 2013

Personal Guide

Por Ana Maria da Costa

Entender a necessidade pessoal de cada cliente/turista é muito importante.  Entender que, quando uma pessoa está fora do seu país, tudo é novo, é maravilhoso e excitante mas preocupante também.  Resta a nós, guias de turismo, proporcionar o melhor deste momento para esta pessoa, para que seja uma viagem marcante e de boas memórias. Quando estamos Personal Guide, a pessoa coloca sua vida em nossas mãos e precisamos ter discernimento do certo e do errado, respeitando inclusive, sua cultura. Ter bom senso, ética e responsabilidade para tratar essa pessoa são imprescindíveis.

Um Personal Guide precisa cuidar de vários detalhes concernentes ao seu cliente/turista: 

Do Traslado ao final da viagem;
Compras de passagens ou alterações das mesmas;
Reserva de hotéis;  
Reservas de restaurantes;
Roteiros das atividades, compartilhando com os turistas;
Lista com endereços e telefones de hotéis, restaurantes, bares, pontos turísticos, teatros, museus, parques, centros culturais, centros de compras etc.

O cliente presume que o Personal Guide conheça tudo; portanto, faz-se necessário conhecimentos gerais de arte, arquitetura, moda, música, gastronomia e de todos os pontos turísticos do local a ser visitado.  Planejamento antecipado e de comum acordo com o cliente é muito importante para que não haja surpresas. Geralmente o cliente estrangeiro planeja suas viagens de três a quatro meses antecipadamente. Portanto, planeje o roteiro desde a recepção no aeroporto ou onde for combinado e trace rotas das atividades que serão feitas.   Elabore planos de atividades de emergência em caso de mudança de roteiros. Ex.: Planejou uma caminhada no parque, entretanto o clima mudou. Deverá haver um novo local para visita; museu ou centro de compras para mudança do roteiro.  Toda prestação de serviços tem que propiciar segurança, conforto, higiene e qualidade.   Se usar seu carro como meio de locomoção tenha certeza que está sempre limpo, confortável, com cintos funcionando e limpos. Seja prudente e tranquilo ao dirigir, transmitindo confiança ao(s) turista(s) que estará(ão) sentado(s), claro, no banco de trás. O turista não aceita erros, portanto, o Personal Guide precisa ser firme e seguro em tudo que faz, fala etc.  Para oferecer um tratamento diferente, único e exclusivo é ideal que atenda de uma a três pessoas no máximo por viagem. Assim, poderá dar atenção aos mesmos e se assegurar de tudo que estiver fazendo ou direcionando-os.  Pontualiade  é imprescindível. Respeitar os horários estipulados e, de preferência, chegar com antecedência ao local combinado. Enfim, realizar a viagem dos sonhos de um turista, para que volte ou indique seus serviços a outros turistas.                                                                  

 
                                         Vila dos Ingleses by Ana Maria da Costa
 
                         Museu Paulista (Ipiranga) by Ana Maria da Costa 




 

                                      Roteiro Pinacoteda do Estado de SP By Ana Maria da Costa
 

 

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