Total de visualizações de página

terça-feira, 16 de julho de 2013

Perdi a Inocência

                                                           
   Por Matê Figueiredo
 
Perdi a inocência! Essa foi a sensação  que tive caminhando pelo centro  à  procura do prédio da prefeitura da cidade de São Paulo.
Me peguei observando a arquitetura buscando o estilo, quais os elementos que faziam parte daquelas construções, em que época foram construídas, quem as projetou, o que aconteceu  alí, como  viviam as pessoas naquela época, quais os fatos históricos que ocorreram naquele local?
UFA! Quanta informação! Não me dava conta de tudo isso até resolver fazer o curso de Guia de Turismo no SENAC.
Percebi  que a inocência era pura falta de informação, eu desconhecia a história e a importância dos fatos que influenciam a vida dos paulistanos até hoje.


Olhar para o Teatro Municipal e saber que lá aconteceu o primeiro evento do Movimento Modernista de 1922,  que influenciou nossos artistas criando a consciência de valorizar a cultura brasileira. No dia da  inauguração do teatro, em 12 de setembro de1911 aconteceu o primeiro congestionamento de automóveis da história de São Paulo. A maioria dos carros existentes na cidade se aglomerou no em torno do teatro, somados às carruagens e pessoas o local ficou bastante agitado.


Atravessar o Viaduto do Chá todos os dias hoje é normal para muitos paulistanos, porém poucos sabem o porque do nome,  lá havia uma grande plantação de chá da Índia, como foi construído, de onde veio o material utilizado? Veio da Alemanha e tinha piso de madeira, foi demolido e construído um novo de concreto armado com o dobro da largura para facilitar a travessia das pessoas e etc.

 
 As esculturas e monumentos que dignamente estão  colocados nos espaços públicos da cidade fazem homenagens às  pessoas, que entregaram sua vidas em defesa de causas em prol da humanidade.






Hoje o meu olhar para a cidade de São Paulo e os lugares que visito é totalmente diferente de quando iniciei o curso. Sinto vontade de pesquisar, saber mais sobre os  fatos e a historia. Fico imaginando como era o modo de vida, os hábitos, as roupas, os sentimentos, as dificuldades,  as alegrias, que nossos antepassados vivenciaram. Esse sentimento  em relação aos fatos históricos dos lugares, que visitei e vou visitar nas minhas viagens pelo Planeta Terra, é o que me move à continuar pesquisando nos livros e em loco. Ser um Guia de Turismo consciente, transmitindo informações valiosas e despertando nos turistas interesse em viajar cada vez mais é meu desejo real!

Fontes:
evandrobrasil.blogspot.com


www.theatromunicipal.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário