A Arte sempre esteve presente em nosso país desde o descobrimento, quando os portugueses aqui aportaram e se deslumbraram com a exuberância de nossas florestas, fauna, praias paradisíacas e os nativos, com seus usos e costumes... Enfim um país tropical.
Ao longo de quinhentos anos, entre influências e trocas de informações temos, hoje, uma arte criada e fecundada por artistas conscientes tanto dos problemas sociopolítico econômicos, quanto das maravilhas naturais e preservação do meio ambiente. Atualmente, adequados às necessidades e soluções mundiais como a acessibilidade.
A Arte é intrínseca ao ser humano, assim: nós artistas, tentamos mostrar o que mais nos deslumbra quanto aquilo que incomoda ou nos deixa inertes perante ideais comuns: pessoais, comunitários, nacionais ou mundiais, em especial, nessa fase em que todo o planeta se comunica online.
Vivemos no momento o "agora e já", o que o mundo quer ver? Aquilo que o artista sente falta em seu "eu" coletivo ou seja: o que se espera de melhor para o homem como um todo: melhores condições de vida, saúde, alimentação, trabalho, diversão, paz...
Preservando valores da cultura de nossa terra, no meu caso: artista plástico, nascido em Franca, interior paulista, onde passei toda a infância na fazenda de meus pais e a juventude na cidade, cursando o primário, ginasial , científico e curtindo churrascos, festas e todos os eventos que a cidade proporcionava.
Guardo pinturas feitas daquilo que mais retrata as coisas boas vividas, tanto por mim, quanto por todos aqueles que participaram daquela realidade mostrada em óleo sobre tela, aquarelas e desenhos, como um relato sincero de anseios e realizações compartilhados no dia à dia... Sempre vividos por mim como nunca mais...
Ricardo Augusto, nos anos 60/70, ainda residindo em São Paulo, realizou mais de 50 exposições; individuais e coletivas, com críticas e apresentações por Mário Schemberg, Harry Laws e Tuneu, entre outros. Atualmente se dedica aos estudos e pesquisas artísticas, com destaque para o seu novo projeto: Turismo Cultural em São Paulo e no mundo.
óleo s/tela óleo s/tela
Ricardo Augusto 1944 Ricardo Agusto 1944