Por Santiago Marrodán
Dê uma olhada nessas fotos e tente imaginar em quais países elas foram capturadas.
Talvez você achou que essa cidadezinha nevada pertence algum país do norte da Europa, que a tourada aconteceu em algum lugar da Espanha, que aquela bela paisagem verde com as casas brancas e telhados vermelhos ficam em algum vale da Suíça, ou que essa terra seca e rachada por falta de chuva é de um país da Africa ou Oriente Médio.
Pois não é assim. A tourada foi no México, o vale verde esta na Espanha, e a terra castigada pela seca e a cidade nevada pertencem ao Brasil.
A mídia e as pessoas que falam sem conhecimento nos fazem, quase que inconscientemente, criar uma imagem de cada país que as vezes não coincide com a realidade. Mas nem todos os brasileiros são morenos e gostam de samba, tem espanhóis que odeiam as touradas e não dormem a siesta, a soneca depois do almoço, alguns peruanos são loiros e de olhos claros e a maioria dos franceses toma banho e é gentil com os turistas...
Todos temos a nossa própria bagagem, construída pela nossa personalidade e as nossas experiências de vida, que nos faz olhar ao redor de um jeito próprio e particular. Desde o início do curso de Técnico em Guia de Turismo, no Senac São Paulo, fomos convidados a tentar tirar esses filtros que as vezes nos impedem de perceber o mundo como ele é, com suas matizes, particularidades e contradições. Ainda mais se vamos trabalhar no turismo, onde teremos contato com pessoas de culturas muito diversas. Tentemos rever o mundo de um jeito mais limpo, sem preconceitos, e nos tornaremos melhores guias de turismo e melhores pessoas.
Fotografias:
Foto 2: Santiago Marrodán
Nenhum comentário:
Postar um comentário