Por Matê Figueiredo
Nossa vizinha Argentina tem um patrimônio artístico digno de ser tombado.
A historia da Terra é contada desde o surgimento do nosso mundo. Sua geografia, os povos que viveram lá, a Paleontologia, natureza, as comunidades originais da Argentina, museus, monumentos, sítios arqueológicos, pincéis e aquarelas fazem parte desse patrimônio artístico.
Este panorama temático permite descobrir curiosidades e valores perdidos da historia como país, conhecer e reconhecer os recursos naturais e culturais, ao mesmo tempo que seguramente gera um novo sentido de pertencimento à Argentina, para todos que acessam essas informações.
No caso de Pincéis e Aquarelas o Patrimônio Artístico Argentino propõe uma proximidade à Historia da arte desenvolvida no país desde a pre historia até nossos dias. A história da arte Argentina está intimamente ligada à fenômenos históricos, políticos e sociais. Esse retrato permite mostrar hábitos das sociedades portenhas. Com pequenos relatos do trabalho e ócio da vida de peões e habitantes do campo.
Un alto en el campo. Prilidiano Pueyrredón. 1860.
A arte Colonial Argentina do final do século XV ao século XVI trás as influências da colonização espanhola. Esta tela retrata um hábito bem europeu encorporado à sociedade Argentina onde o homem ¨duerme la siesta¨.
Horacio Butler: La Siesta
Siesta. Prilidiano Pueyrredón.
Nossa vizinha Argentina pode nos surpreender favoravelmente ao fazermos uma visita sem levarmos na bagagem preconceitos quanto à nossos ¨hermanos¨. Se levarmos um olhar de apreciação e reverência à arte como um todo, podemos nos encantar tanto quanto nos encantamos com a arte dos artistas brasileiros.
Fonte: DE Pinceles y Acuarelas. Patrimônio Artístico Argentino.
http://bibliotecadigital.educ.ar/articles/read/cmd_patrimonio_art%C3%ADstico#sthash.ZeVtPGIl.dpuf
http://bibliotecadigital.educ.ar/articles/read/cmd_patrimonio_art%C3%ADstico#sthash.ZeVtPGIl.dpuf
Olá. Muito boa a ideia de ir além do tango, por muitas vezes acabamos rotulando um pais, um estado, um perfil... e esquecemos de pesquisar, conhecer outras tantas possibilidades... Parabéns pela iniciativa.
ResponderExcluir