Por Marcelo Medeiros
Rapa Nui também conhecida como Ilha de Pascoa ou Easter Island é considerado o local mais remoto do planeta por se localizar no meio do oceano pacífico sul a mais de 3500 kms do chile, berço dos famosos Moais, que são esculturas talhadas em rocha e com dimensões incríveis. No total existem 887 Moais na ilha em inúmeros estágios de construção, deixando assim para os estudiosos pistas de sua função e método construtivo, algumas especulam ser imagens dos Reis locais. Rapa Nui é tombado pela Unesco como patrimônio da humanidade, e é um parque nacional do Chile.
Acredita-se que tenha sido colonizado há mais de um milênio por habitantes de outras ilhas da Polinésia, quando estes se aventuraram no grande oceano Pacifico, séculos antes dos Europeus.
o grande número de habitantes e o exaustivo uso de seus recursos naturais conduziram ao declínio da população, os primeiros europeus a chegar em Rapa Nui em 1722 encontraram 2000 pessoas, acredita-se que no ano de 1600 eram 15000 pessoas e quando anexado ao chile em 1888 eram 111 habitantes..
os acontecimentos da Ilha de Pascoa sao de relevante importancia para a comunidade cientifica por mostrar como uma comunidade pode sim levar seus recursos naturais ao extremo de modo a nao mais sustentar a vida de seus moradores,,, um pequeno alerta para o modo a qual usamos nosso recursos hoje....
Nenhum comentário:
Postar um comentário